
Comissão da FAESP reuniu mais de 100 mulheres para debater a resiliência e o empreendedorismo feminino no agro
Um auditório com mais de 300 mulheres de diversas partes do país usando bonés rosa. Essa foi a imagem na manhã dessa quarta-feira, 30, na Agrishow 2025. O feito foi realizado pela Comissão das Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), no segundo encontro “Mulheres do agro em ação”.
Presente na abertura do encontro, o presidente da Agrishow, João Carlos Marchesan, ressaltou a importância feminina na maior feira de tecnologia agrícola da América do Sul. “A mulher sempre esteve junto ao homem, mas nunca se mostrou, agora está se mostrando. Hoje, elas são responsáveis por 30% da área de cultivo do Brasil e também 30% da presença aqui na feira”, afirmou Marchesan.
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, relembrou a força feminina e o início dos projetos envolvendo mulheres na entidade. “Desde a época do Sebrae nós trabalhamos muito com as mulheres. Antes era um trabalho com mulheres vulneráveis, depois, paralelamente a isso, o doutor Fábio [Fábio Meirelles, presidente emérito da Faesp] iniciou o trabalho das mulheres na Faesp e juntaram esse trabalho que foi maravilhoso”, disse.
A resiliência e união da mulher do campo foram destacadas pela presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, que também salientou o segundo ano consecutivo do encontro dentro da Agrishow. “Nesses 30 anos de Agrishow a mulher vinha com receio, mas há dois anos tem a oportunidade de se reunir dentro da feira para mostrar que aqui também é lugar de mulheres, independente do tamanho da propriedade, todas nós podemos estar dentro da Agrishow”, ressaltou.
A ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e colunista do Agro Estadão, Teresa Vendramini, compôs o painel “Colheitas de sucesso: resiliência e empreendedorismo feminino no agro em foco”. Destacando a trilha que percorre no agro, como pecuarista e primeira presidente mulher da SRB em 100 anos, ela destacou a contribuição da mulher no crescimento do agronegócio nacional. “Hoje são quase US$ 170 bilhões em exportação e nós mulheres somos cerca de 18% desses bilhões, é a nossa potência”, pontuou.
Ao todo, a Comissão das Semeadoras já reuniu mais de 22 mil mulheres em encontros como o realizado na Agrishow, tendo mais de 67 mil vidas impactadas através das ações do grupo. Para seguir ampliando suas ações, a comissão conta com o apoio de 111 Sindicatos Rurais do estado de São Paulo, com cerca de 19 mil produtores rurais.
Uma das ações é o “Semear é cuidar”, projeto que apoia a saúde física e emocional das mulheres do campo. Por meio da iniciativa, já foram distribuídos mais de 4 mil combos de exames de mamografia no interior paulista. Como parte da ampliação das ações, neste ano, foi lançado o programa de prevenção do câncer de colo de útero, o quarto tipo com maior incidência entre as mulheres no país.
*Repórter viajou a convite da CDI Comunicação
Fonte: https://agro.estadao.com.br/tudo-sobre-agrosp/semeadoras-do-agro-mostra-forca-feminina-na-agrishow